Crawler Detect

Seguro Garantia para clientes da Assessoria em Licitações

Consultoria

voltar

Seguro Garantia para clientes da Assessoria em Licitações

Seguro garantia contratual: como funciona e quais os benefícios?

Mesmo os negócios mais garantidos possuem sempre uma margem de risco a ser considerada. É pensando nisso que tem se tornado comum a contratação do “seguro garantia” para contratos e obrigações. Em Natal, por exemplo, a empresa com duas décadas de expertise no mercado, Regio Corretora de Seguros, é especialista no serviço.

Para entender: o objetivo do seguro garantia é assegurar o cumprimento das obrigações do contrato assinado para fornecimento de determinado bem ou serviço. As partes envolvidas no seguro são o tomador, contratado para prestação do serviço - é ele o responsável por contratar o seguro garantia; a seguradora - garantidora da operação; e o segurado - contratante da obrigação e beneficiário do seguro.

Em geral, o tomador é a empresa ou pessoa física que foi contratada para fornecer determinado bem ou serviço. Já o segurado é a pessoa física ou jurídica, de natureza pública ou privada, que contrata o bem ou serviço. Há também a seguradora, ou a empresa que garante a realização do contrato e assegura o cumprimento das obrigações que o tomador assumiu com o segurado. A Regio Corretora de Seguros, no caso, é a corretora, ou seja, a empresa facilitadora do acordo que, com conhecimento e credibilidade, torna o negócio viável.

Quem compra um bem ou serviço não pode contratar o seguro garantia. Entretanto, pode exigir que a pessoa física ou jurídica que prestará o serviço providencie a apólice do seguro garantia e, inclusive, colocar a cobertura como condição para o fechamento do negócio.

Seguro garantia para licitações (Parceiro exclusivo para clientes Inovação Consultoria

Nos contratos entre empresas privadas, por exemplo, o seguro garantia indeniza o descumprimento contratual por parte dos prestadores de serviços. Já no caso das licitações, o seguro garante a capacidade das empresas vencedoras de manterem suas ofertas e de cumprirem os contratos. O objetivo é garantir a indenização ao órgão do Governo quando ocorrer o descumprimento das obrigações relativas ao contrato de concessão.

O seguro garantia credibiliza as relações contratuais, tanto para o tomador, que expressa responsabilidade na prestação do serviço, quanto para o segurado, que tem a garantia de propostas firmes. O seguro cobre o risco contra a recusa do vencedor (tomador) de uma concorrência em assinar o contrato principal de execução, e ainda, no caso de o vencedor não assinar o contrato, o licitante (segurado) fica protegido dos custos da anulação da concorrência ou chamada do segundo colocado. O segurado tem garantia de indenização até o valor fixado na apólice.

Portanto, independente da sua posição no cumprimento da obrigação, torna-se importante a contratação de um seguro para que ambas as partes estejam confortáveis e protegidas na transação. A Regio Corretora de Seguros, especialista na facilitação do seguro garantia, está presente online através do site http://www.regioseguros.com.br/, aonde você pode sanar dúvidas e contatar profissionais qualificados e responsáveis para ter mais informações sobre o serviço.  

TEM INTERESSE NESTA CONSULTORIA?